










Grupos Residentes
Grupo Ereoatá Teatro de Bonecos
January 01, 2020
Sobre o Grupo Ereoatá
Atualmente o grupo é formado por sete bonequeiros/pesquisadores, sendo quatro deles educadores e atores graduados no curso de licenciatura em teatro pela Universidade Federal da Bahia e desenvolve pesquisa na linguagem do teatro de bonecos como grupo afiliado do Ponto de Cultura da Associação Cultural Tupã.
Em junho de 1999, a partir de uma audição pública para a formação de uma Cia. permanente de teatro, por iniciativa do Diretor Teatral Hirton Fernandes Jr. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e da Fundação Cultural do Estado da Bahia, inicia-se o projeto Tupã de Teatro e Arte-Educação. O grupo assim formado por jovens da comunidade de Lauro de Freitas começa a trabalhar.
Ainda no mesmo ano, por conta da demanda de propostas voltadas para arte-educação, surgiu a necessidade do grupo se constituir como pessoa jurídica, nascendo assim a Associação Cultural Tupã – ACTU, com objetivo de promover o desenvolvimento de Crianças, Adolescentes e Jovens através da realização de projetos artísticos e culturais com ações dirigidas a sua valorização, bem como formar e desenvolver seres autônomos que possam exercer plenamente sua cidadania.
Neste contexto, no ano de 2001 nasce o grupo Ereoatá de Teatro de Bonecos, que desde então, vem realizando diversas oficinas artísticas\ educativas como artesanato, música, teatro, reciclagem além de apresentação de espetáculos teatrais.
Em 2004 os arte-educadores e criadores do grupo Ereoatá de Teatro de Bonecos, Eliete Teles e Rubenval Meneses, entram no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Bahia-UFBA, ampliando seus conhecimentos na área de arte-educação. Neste mesmo ano, juntamente com o professor Sergio Farias levam para o bairro de Itinga o projeto Atividade Curricular na Comunidade-ACC/ UFBA, atuando nos grupos Novo Caminho e Anjo de Luz, levando arte, leitura e construção de textos, reflexões sobre a comunidade e apreciação de espetáculos artísticos.
Em 2009, o grupo Ereoatá de teatro de bonecos junto a Associação Cultural Tupã ampliam suas atividades com o projeto Centro de Pesquisa, Produção, Registro e Difusão de Teatro de Bonecos, contemplado no edital Ponto de Cultura da Bahia.
O grupo tem participação e premiações em festivais. Participou de eventos culturais como: Conferência estadual de Cultura, Sertão-Brasil – Macajuba- BA, do encontro dos Pontos de Cultura da Bahia e do Brasil- TEIA 2010 e 2014.
Participou do Festival de Teatro da Cooperativa Baiana de Teatro, Festival Ipitanga de Teatro, Festival Universitário de Blumenau – SC, SESI Bonecos da Bahia, Festival Infantil de Feira de Santana 2010 e 2014. Festival do Interior da Bahia, 2015 e 2018. Participou da entrega do SELO UNICEF em 2008 e 2012, dentre outras atividades artísticas.
Espetáculos do grupo: Marama – 2006, Blup, nem tudo que cai na rede é peixe, 2009, Era uma vez, o menino, o velho e o burro- 2011 e O Tesouro dos Dragões – 2017
Grupo Revolução Teatral
January 08, 2017
O grupo Revolução Teatral é formado por 16 adolescentes. O grupo foi se formando ao longo das atividades do Ponto de Cultura da Associação Cultural Tupã-ACTU e agora é um dos grupos permanentes da ACTU, que estão em continua formação artística, participando de oficinas nas diversas linguagens artísticas (teatro, dança, circo, música). O Grupo Revolução Teatral (nome dado pelos integrantes) marcou sua estreia com a peça "O Nascimento do Menino Salvador" em 2011 e em 2012 montou e estreou o espetáculo Adolescência, resultado de processo artístico de oficina de teatro, onde discutimos temas que envolve a faixa etária e suas relações com a comunidade. Está agora com sua terceira montagem (A Gazeta do Palhaço).
Formação Técnica no Projeto Núcleo de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas, promovido pela Associação Cultural Tupã, com o apoio da secretaria Estadual de Justiça, Direitos humanos e desenvolvimento Social da Bahia.
Expressão corporal, técnicas de grupo, exercícios corporais e vocais, jogos dramáticos Professores: Rubenval Meneses, Eliete Teles e Eliana Sousa (40:hs)
Expressão corporal, técnicas de grupo, exercícios
Educação básica e cidadania, Professores: Marcos Machado e Rubenval Meneses (40:hs)
Técnicas circenses e palhiçaria, Professores: Marcos Farrapo e Rubenval Meneses (33:hs)
Teatro de bonecos, Professora: Eliete (24:hs)
História do teatro e práticas teatrais, Professor: Rubenval (40:hs)
Confecção e manipulação de Máscaras Para Teatro, Professora: Eliete (24:hs)
Criação de texto e atuação em teatro, professores: Eliana Sousa e Rubenval (40:hs)
Cenografia, Professores: Marcos Farrapo e Rubenval (40:hs)
Grupo Unitribos
O grupo UniTribos é formado por jovens que participam do processo de arte-educação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo –SCFV do Cras, em Parceria com o Teatro Eliete Teles no bairro de Itinga. Após a estreia do seu primeiro espetáculo se firmaram como grupo “UniTribos”. A partir da oficina de Teatro 2017/2018 montaram o espetáculo Raízes da Identidade. O grupo participou com seu espetáculo do Festival Marco das Artes Cênicas – 2018 e 2019 e Festival da Resistência em Lauro de Freitas 2018, também participou como grupo convidado, da Conferência Municipal da Criança e do Adolescente além de apresentações em outros espaços alternativos.
Em 2018 estrearam o seu primeiro Espetáculo: Gênesis, Raízes da Identidade
“Gênesis, Raízes da Identidade” traz elementos culturais das matrizes indígena, africana e portuguesa, representando poeticamente momentos históricos dos nossos povos, em paralelo traz expressões de sentimentos dos jovens relacionada a sua identidade, expressando-se, trazendo a aceitação da diversidade, a força e resistência necessárias a assumir a própria identidade, sem se deixar subjugar.
Em setembro de 2019 estriaram seu segundo Espetáculo: Adolescência
O espetáculo aborda questões recorrentes ao universo da adolescência, como interações com amigos, colegas e sociedade, sexualidade, gênero, bulling, descobertas, desejos e emoções. Os temas são encenados de forma bem-humorada e com momentos de reflexão.